Páginas

A Importância da Literatura Distópica

     Olá, encontrei uma publicação sobre literatura distópica no blog Leitor Reverso e resolvi compartilhar com vocês.


     O recente aumento da literatura distópica, que ganhou uma grande atenção e trouxe grandes lucros para o cinema, também trouxe muitas questões cruciais e idéias importantes para a vanguarda da mídia. Por um ponto, a literatura distópica como Jogos Vorazes e Divergente deram as mulheres seus próprios lugares no mundo das estrelas de ação e a grande oportunidade de salvar seu mundo, onde não se é questionado seu gênero, e onde elas onde se concentrar em suas determinações e força.
     A literatura distópica tem ajudado a destacar também muitos males sociais que a sociedade pode usar como bandeiras vermelhas para determinar se os sistemas de governo foram longe demais. Coisas como declarar que o amor é uma doença, onde as pessoas estão sendo "curadas" desse sentido, para impedi-las de agir na paixão, como é apresentado na trilogia Delírio de Lauren Oliver, ou a brutalidade de se enviar crianças para lutar até a morte em arenas, como acontece em Jogos Vorazes, são claramente errados, e o governo nesses casos ultrapassa seus próprios limites. Os leitores reconhecem imediatamente que fazer tais coisas são claramente violações aos direitos humanos.
     Leitores e telespectadores muitas vezes olham para estas sociedades e pensam: "Isso nunca poderia acontecer na vida real", mas a triste verdade é que isso já acontece. Em menor escala para os grupos minoritários, estas violações dos direitos civis já estão acontecendo todos os dias, e, infelizmente, as pessoas não precisam olhar para muito longe para encontrar isso.
     Em Jogos Vorazes, quando Rue, a jovem tributo de apenas 12 anos, é morta durante os jogos, as pessoas de seu distrito, compostas predominantemente por cidadão afro-americanos, se revolta devido a raiva. A cena ficou marcada como uma das mais poderosas da franquia, e os telespectadores compreenderam completa o porque do distrito ter se virado contra a Capital. No entanto, quando os manifestantes tomaram as ruas para protestar contra a morte de Freddie Gray, um jovem negro norte-americano de 25 anos que foi morto devido a brutalidade da polícia em 12 de abril deste ano, eles foram  chamados de "animais" e "selvagens", por causa dos danos materiais causados.

     O gênero distopia forneceu uma plataforma incrível para as meninas finalmente se imaginarem como as heroínas, para derrubar governos opressores, lutar por aquilo em que acreditam, e fazer a diferença, o que acabou se provando uma mudança muito necessária. Com a popularidade dessas heroínas, a tendência da distopia não irá desaparecer tão cedo. No entanto, como os leitores ficam horrorizados com as atrocidades cometidas nas histórias, ele devem parar e olhar para o seu próprio mundo e reconhecer quantas dessas mesmas atrocidades são cometidas em uma escala menor, seja devido as diferenças étnicas, a orientação sexual, a religião, entre outras coisas. A diversão e a emoção que os leitores obtêm ao ler sobre essas mulheres e suas aventuras vem com uma lição e essa lição é que alguns desses eventos já estão acontecendo, bem debaixo do nosso nariz.
     Embora esses livros sirvam como um aviso e uma visão do que o mundo poderia se tornar, eles também devem abrir seus olhos, o suficiente para ver o que está acontecendo agora.



     Achei interessante e espero que vocês também se interessem. Um abração e até mais O/
     Aqui podem ler o artigo na íntegra.

Nenhum comentário

Postar um comentário